A Bebeteca é um espaço acolhedor e cheio de cor que se destina a um público muito específico: os bebês, dos 0 aos 3 anos, seus pais ou acompanhantes.
No tapete o bebê pode ouvir uma história, pode acariciar os diversos livros e brinquedos, numa aventura partilhada com a sua mãe, avó, irmão mais velho ou babá. É aqui que são proporcionadas experiências sensoriais em que os estímulos afetivos são os segredos para que a criança estabeleça com o livro uma relação de prazer e o veja como um objeto do seu dia-a-dia.
Em países como Espanha, Colômbia, Chile, Portugal e Argentina, as Bebetecas são uma febre, enquanto que no Brasil, estão surgindo timidamente.
Este trabalho, além de apresentar reflexões sobre aspectos como o desenvolvimento infantil e a participação dos pais neste período, define o perfil dos usuários da Bebeteca, os serviços que podem ser prestados a eles, propõe uma classificação para o acervo, espaço físico (sala de contos, cozinha, fraldário, etc.) entre outros aspectos que uma Bebeteca precisa possuir.
A integração do educador berçarista na Bebeteca ultrapassa as atividades de organização e elaboração de atividades. O profissional precisa estar integrado com seus usuários e participar efetivamente, aguçando ainda mais seu perfil de educador, contribuindo com o nascimento de mais e mais usuários.
No tapete o bebê pode ouvir uma história, pode acariciar os diversos livros e brinquedos, numa aventura partilhada com a sua mãe, avó, irmão mais velho ou babá. É aqui que são proporcionadas experiências sensoriais em que os estímulos afetivos são os segredos para que a criança estabeleça com o livro uma relação de prazer e o veja como um objeto do seu dia-a-dia.
Em países como Espanha, Colômbia, Chile, Portugal e Argentina, as Bebetecas são uma febre, enquanto que no Brasil, estão surgindo timidamente.
Este trabalho, além de apresentar reflexões sobre aspectos como o desenvolvimento infantil e a participação dos pais neste período, define o perfil dos usuários da Bebeteca, os serviços que podem ser prestados a eles, propõe uma classificação para o acervo, espaço físico (sala de contos, cozinha, fraldário, etc.) entre outros aspectos que uma Bebeteca precisa possuir.
A integração do educador berçarista na Bebeteca ultrapassa as atividades de organização e elaboração de atividades. O profissional precisa estar integrado com seus usuários e participar efetivamente, aguçando ainda mais seu perfil de educador, contribuindo com o nascimento de mais e mais usuários.